O grupo de estudos “Educação Matemática em Foco – EMFoco”, nasceu do sonho de alguns Especialistas em Educação Matemática, recém formados, que pensavam em dar continuidade aos estudos realizados durante o 1º curso de Especialização em Educação Matemática, bem como colocar em prática as ideais nutridas durante o mesmo. Assim, em 13 de novembro de 2003, nascia o EMFoco a partir da reunião de oito Educadores Matemáticos, que estruturaram as linhas que norteariam este Grupo de Estudos.
O 1º curso de Especialização em Educação Matemática, chancelada pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), realizado nos anos de 2002-2003, foi um sonho que a comunidade da Educação Matemática da Bahia ostentava desde a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Bahia (SBEM-BA), nos idos dos anos 80. Os professores Antônio Santos Filho e Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires, batalhadores incansáveis na luta pela disseminação da Educação Matemática no nosso estado, foram os idealizadores e coordenadores deste curso.
O EMFoco tem como finalidade principal congregar interessados em Educação Matemática que queiram discutir e produzir sobre a prática docente; estimular e manter no professor do ensino básico, um interesse ativo pela Matemática e suas aplicações; incentivar a pesquisa; manter atualizado o conhecimento de Matemática dos professores e criar, por todos os meios ao seu alcance, as condições necessárias para o desenvolvimento da Educação Matemática, no Estado da Bahia.
Para consecução destes fins, o EMFoco poderá:
a) promover congressos, seminários, reuniões científicas, cursos e outras atividades análogas, destinadas a difundir e aperfeiçoar a Educação Matemática;
b) publicar revistas, boletins, apostilas, a fim de divulgar suas atividades e ampliar o seu âmbito de influência;
c) publicar obras relacionadas com a Educação Matemática;
d) fomentar e manter intercâmbio com suas congêneres nacionais ou estrangeiras;
e) organizar e manter uma biblioteca especializada em Educação Matemática, planejada, em princípio, para tornar-se uma biblioteca profissional mínima do professor;
f) procurar auxiliar, de todas as formas, os interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em Educação Matemática;
g) promover ciclos de estudos de matemática e suas aplicações.
Sabemos que para conseguirmos atingir estes objetivos, o compromisso e a motivação dos seus sócios são de fundamental importância, e para isso buscamos através de um Plano de Ação, definir metas e responsáveis pelo encaminhamento de cada ação proposta.
Durante os seus três anos de existência, o EMFoco já realizou 70 reuniões ordinárias, para discussão de textos, apresentação de Comunicação, elaboração do Regimento Interno, etc. E mais 10 reuniões extraordinárias, para tratar assuntos diversos, e que estavam fora da pauta.
As sessões de estudos são quinzenais, sempre aos sábados, às 08:30 h, nas dependências do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (NEPEM), da UCSal, com recessos nos meses de julho e janeiro.
No início de cada semestre elaboramos o nosso Cronograma de Atividades, onde definimos coletivamente o tema que será abordado, e escolhemos os textos que subsidiarão as reuniões. Estas são precedidas de uma pauta, que é enviada a todos do grupo através de uma lista de discussão criada no grupos.com, com a designação
emfoco@grupos.com.br.
As reuniões são geralmente divididas em três partes. Na primeira são dados os informes gerais sobre eventos, cobrança do andamento do Plano de Ação (onde definimos algumas metas para o ano corrente), partilha de experiências de vida, entre outros. No segundo momento, inicia-se o estudo propriamente dito, quer seja a discussão de textos, apresentação de Comunicação por convidados ou sócios, apresentação de mini-cursos que serão ministrados em eventos para análise e críticas dos componentes do grupo, e por fim, um pequeno coffee break onde sócios e convidados aproveitam para confraternizar e trocar idéias. Todas as reuniões são registradas em atas, e disponibilizadas na Home Page do grupo:
http://www.grupoemfoco.com.br, onde estão disponíveis, também, os resumos das monografias de conclusão do curso de Especialização dos sócios, e futuramente outras produções cientificas, como artigos, relatos de experiências, etc.
No decorrer das reuniões constatamos a riqueza na falas dos participantes, e a falta deste registro, ainda que tivéssemos uma ata. Daí, resolvemos adquirir um gravador para que pudéssemos, após cada reunião, extrair o que de melhor foi pronunciado durante as discussões, para análises posteriores.
Sabemos que para crescermos, temos que ter ambições, e o EMFoco almeja ser muito mais que um grupo de estudos. Ele projeta ser uma Sociedade sem fins lucrativos, legalmente registrado, para colocar em prática o seu sonho maior, que é o de promover a formação continuada de professores, principalmente àqueles que não tenham acesso fácil às novas metodologias, aos novos conhecimentos e às novas abordagens.
Um outro sonho do grupo é o de um dia ter a sua sede própria. Mesmo que este própria, seja uma sala alugada. O que vislumbramos é um espaço nosso, onde possamos construir a nossa biblioteca especializada, adquirir um computador para que os sócios possam pesquisar. Um espaço onde possamos realizar os nossos encontros visando a construção de novos conhecimentos e a partilha de reflexões e experiências de dentro e fora da sala de aula. E é neste aspecto que vislumbramos a possibilidade do Estado, através da Secretaria de Educação, dotar os Grupos de Estudos de infra-estrutura mínima para o seu funcionamento.
A publicação de um livro sobre Tendências em Educação Matemática, também faz parte dos nossos planos, ainda que este sonho venha se arrastando desde o ano de 2004. O maior problema para a concretização deste sonho reside no pouco tempo disponível, e na falta de prática da escrita (cientifica), de alguns sócios.